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1. INTRODUÇÃO                                   que resultaram num volume significativo
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                        A elaboração e consecução dos programas  restrito, onde se inclui a amostra escolhida
                  governamentais pressupõe a existência de estudos  neste artigo.
                  consistentes para sua implantação adequada, tudo      No presente estudo são feitas
                  isso acompanhado de um conjunto de normativas e   considerações acerca das falhas sistêmicas
                  regras para sua estruturação e execução, incluída a   verificadas em todo o processo de licitação
                  fiscalização das ações resultantes.             e contratação, checadas in loco em amostra

                        Conforme o sítio eletrônico do FNDE  (www.  específica ao Rio Grande do Sul, com
                  fnde.gov.br/programas/proinfância/),  o  Programa  visitação e exame mais acurado às obras
                  Proinfância é a “principal ação do FNDE no campo  localizadas na região central do Estado. Em
                  da infraestrutura educacional, presta assistência  função das limitações de espaço para maior
                  técnica e transfere recursos financeiros a municípios  detalhamento, a análise sobre acórdãos
                  e ao Distrito Federal para construir creches e adquirir  do TCU e auditorias específicas de outros
                  equipamentos e mobiliários para a educação infantil”,  entes de fiscalização e controle não será
                  sendo uma das ações do Plano de Desenvolvimento  feita, exceto pontualmente, uma vez que,
                  da Educação – PDE, instituído pela Resolução/CD/  embora alguns aspectos sejam similares,
                  FNDE no 6, de 24/04/07.                         tratam-se de documentos que mereceriam
                                                                  uma avaliação mais profunda, o que não se
                        A aceleração do ritmo do Programa, a
                  partir de 2010, deveu-se ao estabelecimento do   alcançaria realizar neste espaço.
                  ano de 2016 como limite para a universalização
                  progressiva e gratuita do fornecimento de vagas   2. PREMISSAS DO
                  no ensino dos quatro aos dezessete anos, pela
                  Emenda Constitucional nº 59, embora o dever     PROGRAMA, REQUISITOS
                  estatal em prestar a educação universalmente estar   LEGAIS E TÉCNICOS
                  gravado na Constituição Federal (arts. 208 a 214),
                  na LDB (art. 4º) e no ECA (art. 54).            DESATENDIDOS
                        Ante  este  prazo,  os  gestores  municipais  foram   Devido às dificuldades na execução
                  obrigados a viabilizar a obtenção de recursos, via de   de obras com tecnologias convencionais,
                  regra inexistentes em seus orçamentos próprios, visando   como referia o FNDE (documento
                  ao cumprimento do mandamento constitucional.    legalidade_adesao_municípios, disponível


                        A oferta de recursos federais e a execução   em seu sítio eletrônico), teria havido
                  de obras de modo rápido passou a ser um atrativo   a  opção  pela  busca  de  tecnologias de
                  excepcional a estes gestores e, neste sentido, pode-  execução mais adequada.
                  se dizer que se acreditou em uma solução ideal:       Tendo em vista as dificuldades
                  recursos disponíveis por um lado e solução rápida,    enfrentadas pelos entes federados
                  por outro, tudo isso num contexto de condições        na contratação e execução das
                  econômicas favoráveis.                                obras, o prazo de 720 dias
                        Estas foram as condicionantes anteriores aos    inicialmente previsto para a efetiva
                  processos licitatórios realizados na esfera federal   conclusão não tem sido cumprido,


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