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acessibilidade (quando pertinente) e não somente  desqualificadas ou que não dedicam ao
                  poder ser utilizada, mas realmente estar em uso.  setor público o mesmo empenho mostrado
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                        A resposta à questão levantada não é tarefa
                  simples, mas é um dos objetivos do projeto de         Somado a isto, existe o fato de
                  Fiscalização  Conjunta  –  TCE-PR  e  CREA-PR  –  a administração pública muitas vezes
                  de Obras Públicas Pós-Conclusão: Qualidade e  limitar-se a realizar a fiscalização e
                  Acessibilidade. Devido ao agravante da distância física  medição dos serviços já executados
                  entre o TCE-PR e os 399 Municípios paranaenses,  na obra, não tendo controle sobre os
                  a concretização do projeto só foi possível graças à  materiais empregados e processos
                  parceria entre este Tribunal e o CREA-PR.       construtivos. Muitas vezes, porque o
                                                                  fiscal da administração (profissional
                                                                  habilitado na área de engenharia ou
                  3.1. Qualidade das Obras                        arquitetura) não está presente tempo

                  Públicas                                        necessário para acompanhar o processo
                                                                  de  execução  de  cada  uma  das  diversas
                        A má qualidade das obras públicas, associada   obras sob sua responsabilidade.
                  ou não a outros problemas, é notícia frequente nos    É importante salientar ainda que
                  meios de comunicação, embora não configure      os problemas verificados nas obras não
                  uma novidade para grande parte da população,    são responsabilidade total e absoluta
                  que tem como certo o fato de que obras públicas   do  processo  licitatório,  da  empresa
                  são entregues em piores condições, quando       contratada ou da inadequada fiscalização
                  comparadas a suas equivalentes, realizadas para a   sobre ela, pois a qualidade da obra pública
                  área privada. Esta parcela de brasileiros considera a   está também diretamente relacionada às
                  má qualidade resultado do burocrático processo de   etapas de Planejamento e Projeto Básico.
                  contratação da administração pública, que, por força
                  de lei, deve firmar acordo com a empresa habilitada   A questão é que a falta de
                  que oferecer o menor preço. (MOTTA, 2005)       planejamento e os projetos básicos mal
                                                                  elaborados ou não condizentes com
                        De acordo com Motta (2005), ao contrário   as necessidades da administração,
                  do senso comum, a Lei nº 8.666/93 (Lei de       infelizmente, são problemas enraizados
                  Licitações) e a Lei Complementar nº 101/00 (Lei de   na administração pública.
                  Responsabilidade Fiscal – LRF) podem subsidiar a
                  atuação tanto na execução quanto no controle das      Ao final, seja qual for o motivo, quem
                  obras  públicas,  gerando  aumento  na  eficácia  e  na   sofre as consequências da má qualidade
                  efetividade das ações para concretização de obras   das obras públicas é a sociedade, que, em
                  públicas com qualidade.                         maior ou menor medida, delas necessita,
                                                                  e o próprio Estado, que não consegue
                        Mas não é o que geralmente ocorre. Embora a   cumprir a contento com suas atribuições
                  Lei nº 8.666/93 busque a eficiência na contratação,   constitucionais e tem despesas extras
                  garantida pela  ampla  concorrência  e  a  seleção  da   com reformas e manutenções de obras de
                  proposta mais vantajosa para a administração,   edificação e pavimentação.
                  a  realidade  mostra  a  contratação  de  empresas



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