Page 75 - 20anosIbraop
P. 75

499    Pavimentação  Via pública com largura de 9m, pavimentada com paralelepípedos e=10cm, sub-base de   km
                                     20cm e colchão de areia de 15cm
                   500    Pavimentação  Via pública com 8m de largura, pavimentada com BLOKRET e=12cm, colchão de areia de   km
                                     30cm, sarjeta e galeria tubular de drenagem
                   501    Pavimentação  Via pública com largura de 8m, revestida com 3cm de CBUQ, base de 30cm e sarjeta  km
                   502    Pavimentação  Via pública com largura de 8m, revestida com 3cm de CBUQ, base de 30cm, sarjeta e   km
                                     galeria tubular de drenagem
                   2851   Pavimentação  Via urbana com largura de 7m, revestida em TSD, base de 15cm, meio-fio e sarjeta  km
                   2853   Pavimentação  Via urbana com largura de 7m, revestida em TSS, base de 15cm, meio-fio e sarjeta  km

                   3183   Pavimentação  Via urbana com largura de 7m, revestida em PMF, base de 15cm e sarjeta  km

                                            Fonte: SINAPI e perícias realizadas pela Polícia Federal
                        Por meio do processamento automatizado de todo o banco de composições unitárias do
                  SINAPI, composto por aproximadamente 50.000 composições, cada obra da Tabela 2 foi reduzida ao
                  seu maior nível de detalhamento, tornando-se uma lista insumos. Os custos horários de equipamentos
                  também foram reduzidos ao seu maior nível de detalhamento, ou seja, foram decompostos em
                  combustível, lubrificantes, graxa, operador e percentual do preço de aquisição de um modelo novo.

                        Os custos totais de cada obra foram calculados com base na mediana e no 1º quartil do
                  SINAPI. Esse procedimento foi realizado para várias datas com os preços de Brasília, numa série
                  quadrimestral com início em 01/2004 e término em 05/2010, e também para todas as outras 26
                  capitais, com os preços de 05/2010. A média e o desvio-padrão do desconto obtido em cada projeto,
                  para a série temporal e para a série de 26 capitais, são apresentados na Figura 4.

                        A Figura 4 mostra que, em geral, os patamares médios de desconto em Brasília são inferiores
                  aos obtidos nas outras capitais e o efeito cotação concentra-se na faixa de 5% a 8% de desconto
                  em relação à mediana.


































                                    Figura 4 – Representação gráfica do efeito cotação em diversos tipos de obra

                                                                                                            75
   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80