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3. EFEITO BARGANHA
Para quantificar o efeito barganha na aquisição dos insumos, foram coletados os preços
unitários resultantes de diversas negociações de grandes quantidades de materiais de construção.
As fontes utilizadas foram atas de pregões disponíveis em www.comprasnet.gov.br e www.compras.
df.gov.br, bem como notas fiscais obtidas.
Para cada item negociado, foi localizado o insumo correspondente no SINAPI, calculando-
se o desconto obtido em relação ao preço mediano divulgado no mesmo mês em que ocorreu a
negociação. Os 554 dados obtidos foram agrupados por tipologia de material.
O desconto médio foi calculado para cada grupo de materiais com base no valor total
atualizado das negociações e no preço mediano correspondente à quantidade total comprada. Trata-
se de uma média ponderada dos descontos pela quantidade adquirida, ou seja, essa média já inclui
o efeito provocado pelo porte da compra.
Os descontos percentuais foram agrupados em faixas com 10% de amplitude, calculando-
se, para cada faixa, o valor total das compras e a frequência dos dados. A Figura 5 exemplifica o
procedimento descrito, apresentando os resultados obtidos para o cimento Portland.
Para a faixa de desconto com maior valor alocado, ou seja, aquela que concentra a maior
parte do montante negociado, calculou-se a razão entre a quantidade total adquirida e o número
de transações realizadas, obtendo-se o porte de compra que melhor representa o desconto médio
daquele item. A Tabela 3 apresenta os descontos médios e respectivos portes de compra padrão
associados a cada grupo de materiais.
Figura 5 – Distribuição de frequência e de valores em função do desconto ou acréscimo em relação à mediana
do SINAPI para o cimento Portland
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