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4.CONCLUSÕES


                        Este trabalho demonstrou que o uso do 1º   deverá ser considerado na elaboração do
                  quartil do SINAPI representa de maneira segura o   orçamento de referência, sendo sugerida a
                  efeito cotação, aplicável em qualquer porte de obra e   aplicação de desconto de 15% sobre o custo
                  que provoca, de maneira geral, descontos entre 5% e   total orçado pela mediana do SINAPI.
                  8% do total orçado com base nas referências atuais.   Essa prática aproximará os preços

                        Em obras de grande porte, cujo custo global   de referência dos preços reais praticados
                  supere 4 milhões de reais, no caso de infra-estrutura   em ambiente competitivo,  diminuindo a
                  e pavimentação, e 10 milhões de reais, no caso de   margem oculta de negociação que muitas
                  edificações, o efeito cotação deve ser somado ao   vezes é utilizada para manter organizações
                  efeito barganha, resultando em descontos da ordem   criminosas ao invés de ser revertida em
                  de 15% em relação ao cuto total orçado pela mediana   vantagem financeira para a Administração,
                  do SINAPI.                                      principalmente em obras de grande porte.

                        Apesar de toda a pesquisa ter sido realizada
                  no mercado de Brasília-DF, as conclusões podem  REFERÊNCIAS

                  ser generalizadas para as outras localidades, tendo   BIBLIOGRÁFICAS
                  em vista que a abrangência das cotações do IBGE é
                  nacional  e,  principalmente,  que  os  descontos  em   LIMA,  M.C.  Sobrepeço     de
                  Brasília-DF são inferiores à media das outras capitais,   Preços  de  Referência    e
                  conforme apresentado na Figura 4.                     Conluio – Comparação de
                        O impacto provocado pelos efeitos cotação e     Custos Referenciais do DNIT
                  barganha no custo total das obras ainda é bem inferior   e Licitações Bem Sucedidas.
                  aos  35%  de  desconto  que  a  Administração  obtém   Anais do V Semináro de Perícias de
                  em licitações com efetiva competitividade, conforme   Engenharia Civil, p. 97-104, Brasília,
                  demonstrado por LIMA (2009) e PEREIRA (2009).         out. 2009.
                                                                        PEREIRA, G.P. da C.  O mercado
                        Portanto, as outras possíveis razões que explicam   da construção civil para obras
                  a divergência entre os custos de referência e os custos   públicas como instrumento
                  reais, como o uso de produtividades subestimadas e    de auditoria: uma abordagem
                  consumos superestimados nas composições unitárias,    probabilística. 2002.
                  devem ter seu impacto avaliado em estudos posteriores.
                  Em sentido inverso, se as composições de referência   REA, A.; BASSO, L. F. C.  Model
                                                                        for control of costs of public
                  forem validadas após análise, restará comprovado que   construction: an instrument
                  parte desses descontos são irreais, sendo resultado   for better management of
                  de práticas fraudulentas na execução ou fiscalização,   public expenditures.  Journal of
                  relacionadas à simulação de serviços.                 International Finance and Economics,
                        Sugere-se que a referência de mercado para      v. 1, p. 1, 2008. (Conteúdo disponível
                  as obras financiadas com recursos da União seja o 1º   na Social Science Research Network <
                  quartil do SINAPI. Em contratações de obras de grande   http://papers.ssrn.com/sol3/papers.
                  porte, o efeito barganha, já associado ao efeito cotação,   cfm?abstract_id=899119>).


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