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RESUMO
Pesquisas recentes, juntamente com exemplos práticos
nacionais, revelam que os custos e benefícios estimados
no processo de tomada de decisão sobre investimento em
projetos de infraestrutura de grande porte são usualmente
pouco realistas. De forma frequente, os custos finais aos
cofres públicos superam os custos estimados nos estudos de
viabilidade, em contraste com os benefícios que geralmente
ficam aquém do divulgado inicialmente. Erros grosseiros
nas análises de viabilidade implicam em má alocação de
recursos públicos e, consequentemente, causam graves
prejuízos aos contribuintes.
Diante deste cenário, o presente artigo discute as principais
causas de falhas nas estimativas preliminares de custos,
prazos e benefícios e, também, mecanismos que podem ser
empregados para melhorar a qualidade do investimento em
obras públicas de grande porte. Nesse sentido, é abordado
XVII Simpósio Nacional de Auditoria de um método promissor, denominado de “Reference Class
Obras Públicas - São Paulo - SP - 2016 Forecasting”, que foi desenvolvido recentemente a partir
das teorias de Daniel Kahneman, ganhador do Prémio
Nobel de Economia de 2002. Além disso, é discutida a
VIABILIDADE DE importância do monitoramento contínuo das taxas de custo-
PROJETOS DE benefício ao longo da implantação do empreendimento.
Complementarmente, é apresentado um estudo de caso
INFRAESTRUTURA DE sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL).
GRANDE PORTE: UMA Por fim, serão feitas propostas para maximizar a eficiência
ANÁLISE CRÍTICA do controle externo na fiscalização de obras de grande porte,
e desta maneira, aumentar os benefícios reais à sociedade.
David C. R. P. Grubba /TCU Palavras-chave: estudos de viabilidade, obras públicas,
custo-benefício, qualidade do gasto público
davidgrubbajf@yahoo.com.br
Cynthia de F. Queiroz Berberian/TCU
1. INTRODUÇÃO
cyberberian@hotmail.com
Ivan Lúcio Santillo/TCU Implantação de projetos de infraestrutura de grande
porte, também chamados na literatura internacional
ivanls@tcu.gov.br de megaprojetos, apresentam geralmente orçamentos
bilionários e atraem o interesse político e da mídia em
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