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RESUMO


                                                    Pesquisas  recentes,  juntamente  com  exemplos  práticos
                                                    nacionais, revelam que os custos e benefícios estimados
                                                    no processo de tomada de decisão sobre investimento em
                                                    projetos de infraestrutura de grande porte são usualmente
                                                    pouco realistas. De forma frequente, os custos finais aos
                                                    cofres públicos superam os custos estimados nos estudos de
                                                    viabilidade, em contraste com os benefícios que geralmente
                                                    ficam aquém do divulgado inicialmente. Erros grosseiros
                                                    nas análises de viabilidade implicam em má alocação de
                                                    recursos públicos e, consequentemente, causam graves
                                                    prejuízos aos contribuintes.

                                                    Diante deste cenário, o presente artigo discute as principais
                                                    causas de falhas nas estimativas preliminares de custos,
                                                    prazos e benefícios e, também, mecanismos que podem ser
                                                    empregados para melhorar a qualidade do investimento em
                                                    obras públicas de grande porte. Nesse sentido, é abordado
          XVII Simpósio Nacional de Auditoria de    um  método promissor, denominado de  “Reference  Class
         Obras Públicas - São Paulo - SP - 2016     Forecasting”, que foi desenvolvido recentemente a partir

                                                    das  teorias  de  Daniel  Kahneman,  ganhador  do  Prémio
                                                    Nobel  de  Economia  de  2002.  Além  disso,  é  discutida  a
                   VIABILIDADE DE                   importância do monitoramento contínuo das taxas de custo-


                      PROJETOS DE                   benefício ao longo da implantação do empreendimento.
                                                    Complementarmente, é  apresentado  um estudo de  caso
          INFRAESTRUTURA DE                         sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL).


          GRANDE PORTE: UMA                         Por fim, serão feitas propostas para maximizar a eficiência
                 ANÁLISE CRÍTICA                    do controle externo na fiscalização de obras de grande porte,
                                                    e desta maneira, aumentar os benefícios reais à sociedade.




                    David C. R. P. Grubba /TCU      Palavras-chave: estudos de viabilidade, obras públicas,
                                                    custo-benefício, qualidade do gasto público
                  davidgrubbajf@yahoo.com.br

            Cynthia de F. Queiroz Berberian/TCU
                                                    1. INTRODUÇÃO
                     cyberberian@hotmail.com

                       Ivan Lúcio Santillo/TCU            Implantação de projetos de infraestrutura de grande
                                                    porte,  também  chamados  na  literatura  internacional
                            ivanls@tcu.gov.br       de megaprojetos, apresentam geralmente orçamentos

                                                    bilionários e atraem o interesse político e da mídia em



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