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4. MECANISMOS PARA                              pode ser deturpada, conforme mostrado
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                  MELHORAR A QUALIDADE DO                         “Reference Class Forecasting” prega uma

                  GASTO PÚBLICO                                   análise sistemática do planejamento com
                                                                  base em uma “visão externa” do problema.
                        Neste tópico, serão discutidos alguns mecanismos  Mais especificamente, o método requer os
                  que podem ser empregados para melhorar a qualidade do  três passos seguintes:
                  processo  de  decisão sobre investimentos  em  projetos.   a) Identificar projetos semelhantes
                  Primeiramente, será abordado um método que melhora    prévios (classe  de referência). O
                  a confiança das previsões de investimento em grandes   conjunto de informações deve
                  projetos (“Reference Class Forecasting”). Em seguida, é   ser amplo o suficiente para ser
                  discutida a necessidade de monitoramento contínuo da   estatisticamente significativo.
                  viabilidade do projeto.
                                                                        b) Estabelecer uma distribuição
                                                                        de probabilidade para a classe de
                  4.1. Método “Reference Class                          referência selecionada para permitir

                  Forecasting”                                          conclusões empíricas.
                                                                        c) Comparar o projeto em tela com
                        Baseado nas teorias de decisão sob incerteza,   a distribuição de probabilidade
                  de Daniel Kahneman, ganhador do prêmio Nobel de       da classe de referência a fim de
                  Economia de 2002, foi desenvolvido recentemente       estabelecer o resultado mais
                  um método promissor de gerenciamento de               provável para o projeto específico.
                  projetos que visa minimizar os efeitos do “viés do    Para facilitar o entendimento da
                  otimismo” e da “deturpação estratégica”, e assim,   importância da “visão externa” ao projeto,
                  melhorar a acurácia e confiança das estimativas de   veja a seguir um exemplo hipotético.
                  custo-benefício, utilizadas para avaliar a viabilidade   Com base em ferramentas de gestão de
                  de empreendimentos. Esse método, batizado de    cronograma, uma determinada ferrovia
                  “Reference Class Forecasting”, foi endossado pela   de grande porte foi planejada em seus
                  American  Planning  Association  e  pelo  Tesouro  do   estudos de viabilidade para ser construída
                  Reino Unido.
                                                                  em dois anos ao preço de X milhões de
                        O trabalho intitulado de  “From Nobel Prize  reais por quilômetro. Porém, ferrovias
                  to Project Management: Getting Risks Right”  deste porte nunca foram construídas
                  (FLYVBJERG, 2006) explica as características  pelo órgão executor em menos de 6 anos
                  principais desse método.  A forma tradicional  de  e nunca custaram menos do que 1,5 X
                  pensar sobre um projeto complexo é se concentrar  milhões de reais por quilômetro. Se não
                  no projeto em si e em seus detalhes (“visão interna”),  ocorreu nenhuma revolução tecnológica
                  de modo a procurar entender o máximo sobre ele,  impressionante, o  que  levaria  alguém  a
                  com atenção as suas características únicas, tentando  acreditar que o atual projeto será tão mais
                  prever  os  eventos  futuros  que  irão  influenciar  nos  eficiente do que os anteriores?
                  resultados. Porém, esta previsão de futuro sobre      Recentemente, o Departamento de
                  os  custos  e  as  demandas é  usualmente  otimista  e
                                                                  Transporte do Reino Unido decidiu aplicar


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