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4. MECANISMOS PARA pode ser deturpada, conforme mostrado
anteriormente. Nesse sentido, o método
MELHORAR A QUALIDADE DO “Reference Class Forecasting” prega uma
GASTO PÚBLICO análise sistemática do planejamento com
base em uma “visão externa” do problema.
Neste tópico, serão discutidos alguns mecanismos Mais especificamente, o método requer os
que podem ser empregados para melhorar a qualidade do três passos seguintes:
processo de decisão sobre investimentos em projetos. a) Identificar projetos semelhantes
Primeiramente, será abordado um método que melhora prévios (classe de referência). O
a confiança das previsões de investimento em grandes conjunto de informações deve
projetos (“Reference Class Forecasting”). Em seguida, é ser amplo o suficiente para ser
discutida a necessidade de monitoramento contínuo da estatisticamente significativo.
viabilidade do projeto.
b) Estabelecer uma distribuição
de probabilidade para a classe de
4.1. Método “Reference Class referência selecionada para permitir
Forecasting” conclusões empíricas.
c) Comparar o projeto em tela com
Baseado nas teorias de decisão sob incerteza, a distribuição de probabilidade
de Daniel Kahneman, ganhador do prêmio Nobel de da classe de referência a fim de
Economia de 2002, foi desenvolvido recentemente estabelecer o resultado mais
um método promissor de gerenciamento de provável para o projeto específico.
projetos que visa minimizar os efeitos do “viés do Para facilitar o entendimento da
otimismo” e da “deturpação estratégica”, e assim, importância da “visão externa” ao projeto,
melhorar a acurácia e confiança das estimativas de veja a seguir um exemplo hipotético.
custo-benefício, utilizadas para avaliar a viabilidade Com base em ferramentas de gestão de
de empreendimentos. Esse método, batizado de cronograma, uma determinada ferrovia
“Reference Class Forecasting”, foi endossado pela de grande porte foi planejada em seus
American Planning Association e pelo Tesouro do estudos de viabilidade para ser construída
Reino Unido.
em dois anos ao preço de X milhões de
O trabalho intitulado de “From Nobel Prize reais por quilômetro. Porém, ferrovias
to Project Management: Getting Risks Right” deste porte nunca foram construídas
(FLYVBJERG, 2006) explica as características pelo órgão executor em menos de 6 anos
principais desse método. A forma tradicional de e nunca custaram menos do que 1,5 X
pensar sobre um projeto complexo é se concentrar milhões de reais por quilômetro. Se não
no projeto em si e em seus detalhes (“visão interna”), ocorreu nenhuma revolução tecnológica
de modo a procurar entender o máximo sobre ele, impressionante, o que levaria alguém a
com atenção as suas características únicas, tentando acreditar que o atual projeto será tão mais
prever os eventos futuros que irão influenciar nos eficiente do que os anteriores?
resultados. Porém, esta previsão de futuro sobre Recentemente, o Departamento de
os custos e as demandas é usualmente otimista e
Transporte do Reino Unido decidiu aplicar
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