Page 18 - 20anosIbraop
P. 18

É importante destacar que este método não substitui os estudos de viabilidade tradicionais, ne
                  muito menos o projeto básico e projeto executivo, empregados para obtenção de orçamentos analíticos
                  com maior grau de precisão. O método simplesmente acrescenta uma análise de risco experimental,
                  nos momentos iniciais da tomada de decisão, quando o grau de incertezas é muito grande, semelhante
                  a adoção de um coeficiente de segurança em cálculos estruturais.

                        Em suma, o presente trabalho entende que uma forma de melhorar a estimativas iniciais de
                  custo-benefício de empreendimentos de infraestrutura brasileiros é a suplementação das avaliações
                  tradicionais com uma análise de risco empírica baseada em resultados anteriores de projetos similares
                  (de uma mesma categoria), tal como o proposto no método “Reference Class Forecasting”. Assim, as
                  estimativas de custo e prazo de um determinado projeto deveriam contabilizar o histórico de projetos
                  passados similares. Isso permitiria mensurar se um determinado projeto é realmente viável, mesmo
                  quando seus custos são ajustados com base nas experiências passadas de obras similares.



                  4.2. Monitoramento Contínuo da Viabilidade


                        Sabidamente, os riscos e incertezas são maiores no início do projeto, diminuindo à medida
                  que as decisões são tomadas e as entregas são aceitas. Porém, em sentido oposto, os custos das
                  mudanças e correções de erros geralmente aumentam de forma expressiva à medida que o projeto
                  se aproxima do término (Figura 2).






















                        Figura 2 - Impacto dos riscos e custos ao longo do tempo do projeto (PMI, 2014)

                        Conforme pode ser visto na figura anterior, fica claro que quando mais tarde for feita uma
                  determinada mudança no planejamento, mais custosa será essa alteração. Por exemplo, quando um
                  empreendimento de grande porte é considerado inviável já nos estudos preliminares de viabilidade
                  (EVTEA), e é abortado, os prejuízos são quase insignificantes, sendo perdido apenas os recursos
                  empregados na elaboração do estudo. Se o empreendimento é descoberto como inviável durante o
                  aprofundamento dos estudos na etapa do projeto básico, os prejuízos sobem um pouco em razão
                  dos maiores custos com levantamentos de campo e ensaios, porém ainda continuam baixos. Se
                  o empreendimento for considerado inviável e for abortado depois do início das obras, devido a
                  descoberta de custos extras ou mesmo a queda das demandas previstas, os custos envolvidos



           18
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23