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contabilizados ao término dos empreendimentos e       Recentemente, o estudo intitulado de
                  os custos estimados foram apropriados a partir do  “O desvio de custos e de tempo de execução
                  momento  da  decisão  de  construir.  Todos  os  custos  nas obras  públicas  em  Portugal”  (COSTA,
                  foram calculados numa mesma moeda, usando índices  2012) analisou uma amostra de 164 projetos
                  históricos de taxas de câmbio e outros mecanismos de  com dados financeiros e 60 com dados de
                  avaliação estatística de dados.                 execução  temporal, compreendidos  entre
                                                                  os anos de 1999 a 2011. As principais
                        A pesquisa citada constatou que as estimativas
                  de custos utilizadas no processo de tomada de decisão   conclusões foram que os projetos de obras
                  a respeito  da implementação de empreendimentos   púbicas portuguesas têm os seus custos
                  eram sistematicamente subestimadas. A análise   subestimados em 32% e que o seu tempo
                  mostrou,  com  alta  significância  estatística,  que  os   de execução corresponde ao dobro do tempo
                  custos foram subestimados em cerca de 90% dos   previsto. Embora não tenha sido realizado um
                  projetos de infraestrutura de transporte. Os resultados   estudo  econométrico,  a  pesquisa  apontou
                  demonstraram  que  os  custos  finais  foram  45%   uma correlação entre os anos de eleição
                  superiores aos estimados para ferrovias, 34% para   (1999, 2002, 2005 e 2009) e os aumentos de
                  pontes e túneis e 20% para rodovias. De forma geral,   custos de obras públicas portuguesas.
                  os custos finais foram 28% superiores aos previstos.
                  A subestimativa dos custos no momento de decisão de   3. ENTENDENDO AS
                  construir foi notada em 20 nações espalhadas por 5
                  continentes, indicando ser um fenômeno global.  CAUSAS DE FALHAS NAS
                        Com base nesses resultados, Flyvbjerg,  ESTIMATIVAS

                  Holm e Buhl (2002) concluíram que as estimativas
                  de custos utilizadas nos processos de tomada          Quais são as reais causas para tantas
                  de decisão para implementação de projetos de    distorções nas estimativas iniciais de custo-
                  infraestrutura de  transporte  são  sistematicamente   benefício de obras de grande porte?
                  enganosas.  Da  mesma  forma,  são  as  análises  de   Vários fatores são tradicionalmente
                  custo-benefício, visto que elas são baseadas nas   utilizados  como  desculpas  para  justificar
                  estimativas de custos para calcular a viabilidade e   fracassos de desempenho de projetos
                  ranquear os projetos. Ou seja, se as estimativas dos   de grande porte, como por exemplo,
                  estudos são imprecisas, com certeza as análises de   “imprevistos aconteceram”, “o projeto era
                  viabilidade também o serão. Por fim, enfatizaram que   muito complexo”, “o escopo foi alterado”,
                  as conclusões não poderiam ser interpretadas como   “a demanda não se concretizou”, “o cenário
                  um ataque sobre investimentos públicos  versus   econômico mudou”, “as características
                  investimentos privados em infraestrutura, pois os   geológicas se mostraram desfavoráveis”,
                  dados analisados eram insuficientes para avaliar se   etc. Não existe dúvida que estes fatores
                  projetos privados apresentavam dados piores ou   podem afetar de uma forma ou outra o
                  melhores do que os públicos. Alertaram também que   desempenho do empreendimento. Porém,
                  as conclusões não atacavam os investimentos em   eles não constituem a causa raiz de tantas
                  transporte, visto que outros projetos de grande porte   falhas de planejamento. A causa raiz parece
                  indicavam ser sensíveis também a subestimativas de   ser  a desconsideração  deliberada  ou  não
                  custos no processo de decisão.                  destes riscos durante a tomada de decisão.


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