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função dos significativos impactos que provocam na Além disso, é discutida a importância do
sociedade, no meio ambiente e nas finanças públicas monitoramento contínuo das taxas de
e privadas. Porém, pesquisas internacionais, a custo-benefício ao longo da implantação
exemplo de Flyvbjerg (2003; 2014) e Van Marrewijk do empreendimento. Complementarmente,
et al. (2008), juntamente com exemplos práticos é apresentado um estudo de caso sobre a
nacionais, demonstram que os custos e os benefícios Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL).
estimados no processo de tomada de decisão sobre Por fim, serão feitas propostas para
investimentos em projeto de infraestrutura de grande maximizar a eficiência do controle externo
porte são, usualmente, pouco realistas. na fiscalização de empreendimentos de
grande porte, e desta maneira, aumentar os
No Brasil, sobram exemplos para ilustrar esta benefícios reais à sociedade.
situação. Para começar, a construção da Ferrovia
Nova Transnordestina, sob o regime de concessão, é
um exemplo de fracasso de planejamento. O projeto 2. CUSTOS
foi anunciado ao custo de R$ 4,5 bilhões e com prazo
de conclusão até 2010. Passados seis anos da data SUBESTIMADOS:
prevista, pouco mais da metade da obra foi concluída, ERROS ALEATÓRIOS OU
o custo estimado já ultrapassa R$ 11 bilhões e o prazo
de entrega foi postergado para 2018. A construção INTENCIONAIS?
do Estádio Mané Garrincha em Brasília é outro
empreendimento polêmico. Estimado inicialmente De acordo com Van Marrewijk et al.
em cerca de R$ 750 milhões, a arena custou aos (2008), estudos mostram que apesar da sua
contribuintes da capital federal quase o dobro, R$ 1,4 crescente popularidade, os megaprojetos,
bilhão. Quando considerados todos os estádios da na maioria dos casos, não conseguem
Copa de 2014, o custo saltou de R$ 5 bilhões para cumprir os prazos estimados, os custos
mais de R$ 8 bilhões. Além disso, algumas destas previstos e os benefícios esperados.
arenas esportivas são, atualmente, consideradas por Morris (1990) conduziu o primeiro
críticos como “elefantes brancos”, em virtude de suas estudo empírico com foco na análise de
receitas mensais não cobrirem sequer os custos de aumentos de custos e prazos em projetos
manutenção. Estes fatos, somados a atual escassez públicos de grande porte. Ele concluiu que
de recursos enfrentada pelo governo federal, estados o percentual médio de aumento de custos
e municípios, reforçam a ideia que o gasto público foi de 82%.
em empreendimentos de grande porte precisa ser
melhor planejado, aplicado, monitorado e fiscalizado. O trabalho intitulado de “Cost
Underestimation in Public Works Projects:
Diante deste cenário, o presente artigo tem Error or Lie?, conduzido pelos pesquisadores
como objetivo discutir as principais causas de falhas Flyvbjerg, Holm e Buhl (2002), confrontou
nas estimativas preliminares de custos, prazos e as estimativas de custos com os respectivos
benefícios e, também, abordar alguns mecanismos custos finais de uma grande amostra de
que podem ser empregados para melhorar a qualidade projetos de infraestrutura de transporte. Ao
do investimento em obras públicas de grande porte. total foram analisados 258 empreendimentos,
Nesse sentido, é abordado um método promissor, que totalizam investimentos na ordem de
denominado de “Reference Class Forecasting”. US$ 90 bilhões. Os custos finais foram
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