Page 13 - 20anosIbraop
P. 13

função dos significativos impactos que provocam na  Além disso, é discutida a importância do
                  sociedade, no meio ambiente e nas finanças públicas  monitoramento contínuo das taxas de
                  e privadas. Porém, pesquisas internacionais, a  custo-benefício  ao  longo  da  implantação
                  exemplo de Flyvbjerg (2003; 2014) e Van Marrewijk  do empreendimento. Complementarmente,
                  et al.  (2008), juntamente com exemplos práticos  é apresentado um estudo de caso sobre a
                  nacionais, demonstram que os custos e os benefícios  Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL).
                  estimados no processo de tomada de decisão sobre  Por fim, serão feitas propostas para
                  investimentos em projeto de infraestrutura de grande  maximizar a eficiência do controle externo
                  porte são, usualmente, pouco realistas.         na fiscalização de empreendimentos de
                                                                  grande porte, e desta maneira, aumentar os
                        No Brasil, sobram exemplos para ilustrar esta   benefícios reais à sociedade.
                  situação. Para começar, a construção da Ferrovia
                  Nova Transnordestina, sob o regime de concessão, é
                  um exemplo de fracasso de planejamento. O projeto   2. CUSTOS
                  foi anunciado ao custo de R$ 4,5 bilhões e com prazo
                  de conclusão até 2010. Passados seis anos da data   SUBESTIMADOS:
                  prevista, pouco mais da metade da obra foi concluída,   ERROS ALEATÓRIOS OU
                  o custo estimado já ultrapassa R$ 11 bilhões e o prazo
                  de entrega foi postergado para 2018. A construção   INTENCIONAIS?
                  do Estádio Mané Garrincha em Brasília é outro
                  empreendimento polêmico. Estimado inicialmente        De acordo com Van Marrewijk et al.
                  em cerca de R$ 750 milhões, a arena custou aos   (2008), estudos mostram que apesar da sua
                  contribuintes da capital federal quase o dobro, R$ 1,4   crescente popularidade, os  megaprojetos,
                  bilhão. Quando considerados todos os estádios da   na maioria dos casos, não conseguem
                  Copa de 2014, o custo saltou de R$ 5 bilhões para   cumprir os prazos estimados, os custos
                  mais de R$ 8 bilhões. Além disso, algumas destas   previstos e os benefícios esperados.
                  arenas esportivas são, atualmente, consideradas por   Morris (1990) conduziu o primeiro
                  críticos como “elefantes brancos”, em virtude de suas   estudo  empírico  com  foco  na  análise  de
                  receitas mensais não cobrirem sequer os custos de   aumentos de custos e prazos em projetos
                  manutenção. Estes fatos, somados a atual escassez   públicos de grande porte. Ele concluiu que
                  de recursos enfrentada pelo governo federal, estados   o percentual médio de aumento de custos
                  e municípios, reforçam a ideia que o gasto público   foi de 82%.
                  em empreendimentos de grande porte precisa ser
                  melhor planejado, aplicado, monitorado e fiscalizado.  O trabalho intitulado de  “Cost
                                                                  Underestimation in Public Works Projects:
                        Diante  deste  cenário,  o  presente  artigo  tem   Error or Lie?, conduzido pelos pesquisadores
                  como objetivo discutir as principais causas de falhas   Flyvbjerg, Holm e Buhl (2002), confrontou
                  nas estimativas preliminares de custos, prazos e   as estimativas de custos com os respectivos
                  benefícios e, também, abordar alguns mecanismos   custos finais de uma grande amostra de
                  que podem ser empregados para melhorar a qualidade   projetos de infraestrutura de transporte. Ao
                  do investimento em obras públicas de grande porte.   total foram analisados 258 empreendimentos,
                  Nesse sentido, é abordado um método promissor,   que totalizam investimentos na ordem  de
                  denominado de  “Reference Class Forecasting”.   US$ 90 bilhões. Os custos finais foram


                                                                                                            13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18