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RESUMO


                                                    O presente artigo tem como objetivo demonstrar o que foi
                                                    feito para verificar o estado das pontes sob jurisdição do
                                                    Departamento de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina –
                                                    Deinfra/SC no tocante a aspectos relacionados à manutenção,
                                                    durabilidade e estado geral de pontes inseridas em rodovias
                                                    estaduais no Município de Florianópolis. Justifica-se em função
                                                    de indícios de problemas em relação à manutenção (ausência
                                                    de programa específico para tal, sob a responsabilidade do
                                                    Deinfra/SC), segurança e durabilidade das pontes.

                                                    Inicialmente, destaca-se que antes da realização das inspeções
                                                    em 10 (dez) pontes estaduais, como projeto piloto de
                                                    auditoria, visto que será ampliado para todo o Estado de SC,
                                                    verificou-se documentos e informações tais como: relatórios
                                                    referentes à inspeção de pontes do Contrato n.º PJ 345/04
                                                    firmado entre o Deinfra/SC e a empresa A.P.P.E.; cadastros
                                                    existentes das pontes da malha rodoviária estadual; programa
                                                    de manutenção das pontes da malha rodoviária estadual, se
                                                    existente; disponibilidade orçamentária para a manutenção de
                                                    pontes e ações desenvolvidas nos dois últimos anos relativas à
                                                    manutenção das pontes.

                                                    Quando das inspeções in loco propriamente ditas foram
                                                    observadas as condições dos seguintes aspectos: infra-
                                                    estrutura (fundações); meso-estrutura (pilares); super-
         Encontro Nacional de Auditoria de Obras    estrutura (vigas e lajes); encontros e cabeceiras; drenagem;
              Públicas - São Paulo - SP -  2009     sinalização; aterros; guarda-corpos, barreiras e defensas
                                                    e realização de ensaios de dureza superficial do concreto
                                                    (esclerometria). Além disto, verificou-se também algumas
                    INSPEÇÕES EM                    características das pontes. Ressalta-se que a inspeção in
                                                    loco limitou-se às anotações relativas ao estado geral das
        PONTES RODOVIÁRIAS                          pontes, resultados dos ensaios de dureza superficial do

                  - CASO PRÁTICO                    concreto e os devidos registros fotográficos
                                                    Após a realização das inspeções, mediante Relatório Técnico,
                                                    sugeriu-se: 1) Alertar ao Deinfra/SC acerca dos problemas
                                                    estruturais e de conservação/manutenção existentes nas pontes
                       Alysson Mattje/TCE-SC        que poderão ocasionar maiores prejuízos de ordem financeira,

                  alysson.mattje@tce.sc.gov.br      acidentes e transtornos aos usuários. 2) Determinar ao Deinfra/
                                                    SC informar como são operacionalizadas as manutenções das
                                                    referidas pontes. 3) Recomendar que haja uma implementação
                                                    de um plano de recuperação e manutenção das pontes sob


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