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2.3. Relatórios da APPE 3.1. Ponte sobre o Canal da
Barra da Lagoa – SC 406
Conforme já citado, o Deinfra/SC celebrou
o Contrato PJ n.º 345/04, com a empresa APPE A referida ponte localiza-se na
– Assessoria para Projetos Especiais Ltda. com o Rodovia SC-406 transpondo canal da Barra
objetivo de realização de avaliação de obras de arte da Lagoa da Conceição, na localidade da
especial (pontes) pertencentes ao sistema estadual Fortaleza da Barra. A superestrutura,
de rodovias. Para cada ponte foi elaborado um constituída por seis vigas, é apoiada sobre
Relatório intitulado de “Avaliação de Obra de Arte três apoios, existindo, portanto, dois vãos
Especial”, contendo os seguintes aspectos:
livres. A ponte possui uma extensão de 30
- Descrição geral das pontes (memória metros e largura de 8,60m subdivididos em
descritiva), incluindo localização, duas faixas de rolamento de 3,60m, dois
características, concreto estrutural utilizado passeios de 0,55m e dois guarda-corpos de
e a própria classe da ponte, em função da 0,15m. Conforme indicado no Relatório da
capacidade de suportar determinado tipo APPE as fundações são do tipo profunda,
de tráfego; com estacas.
- Inspeção rotineira contemplando
aspectos acerca da superestrutura, 3.1.1. Relatório APPE
meso-estrutura, infra- estrutura, guarda-
corpos, pistas, acessos, durabilidade da No tocante a esta ponte o Relatório
estrutura, necessidades de manutenção elaborado pela APPE, em outubro de
ou recuperação, demais observações e 2005, indica que a ponte necessita de
conclusão final acerca desta inspeção; colocação de pingadeiras, recuperação dos
- Memória de Cálculo Estrutural (Cálculo drenos, recuperação das desagregações e
dos esforços de cargas móveis para Classe armaduras expostas, recuperação da junta
36 da NB 6/60 e para bi-trem graneleiro de dilatação, manutenção dos guarda-
7100x7100 de 57tf); corpos, recuperação dos encontros (entrada
e saída da ponte), limpeza, pintura e
- Conclusão, com base na memória de sinalização em geral.
cálculo, se é viável o tráfego.
Para a referida ponte, há ainda a
indicação da necessidade de recuperação da
3. INSPEÇÕES REALIZADAS super, meso e infra-estrutura em função de
desagregações, arrancamento de concreto
Conforme já citado, foram inspecionadas 10 e exposição de armaduras, em toda sua
(dez) pontes. No entanto, no presente artigo por extensão, inclusive com possibilidade de
conta de tempo de apresentação e espaço limitado colapso da superestrutura em função de
optou-se por demonstrar os aspectos verificados perda de seção e rompimento da armadura
em apenas 1 (uma) ponte, uma vez que para as principal em uma das vigas.
outras 9 (nove) foi adotada a mesma metodologia.
Em relação à memória de cálculo,
apesar dos cálculos demonstrarem que
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