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3.1.4. Considerações acerca da ponte 1. Alertar ao Deinfra/SC sobre
os problemas estruturais e
Com base na inspeção realizada na referida de conservação/manutenção
ponte, constata-se a situação precária em que a existentes nas pontes que poderão
mesma se encontra. ocasionar maiores prejuízos de
ordem financeira, acidentes e
Como aspecto principal desta precariedade
tem-se o rompimento da armadura principal de transtornos aos usuários, conforme
indicado nos Relatórios de autoria
uma das vigas pré-moldadas da superestrutura. da Empresa APPE, realizado em
Além disto, existem vários pontos, tais como alas, Outubro de 2005.
pilares, blocos de fundação, vigas de travamento
e guarda corpos, com desagregação de concreto e 2. Determinar ao Deinfra/SC
consequente corrosão de armaduras. que, no prazo de 30 (trinta) dias,
informe a este Tribunal como são
Constataram-se também falhas na drenagem,
que acabaram por levar a uma deterioração mais operacionalizadas as manutenções
das referidas pontes, periodicidade,
acelerada do concreto e conjuntamente, da armadura contratos firmados, se for o caso,
ali existente.
dotações orçamentárias previstas e
Merecem destaque também os problemas dos despesas realizadas nos últimos 3
pilares, verificando-se, inclusive, que dois pilares (três) anos.
de concreto armado foram substituídos por colunas 3. Recomendar ao Deinfra/SC que:
metálicas. A corrosão em pilares, em princípio, pode
ser considerada mais grave em função da possibilidade a) Implemente um plano de
de uma ruptura frágil desta peça, ou seja, de maneira recuperação das pontes sob sua
muito rápida, sem “aviso” de que está sobrecarregada, jurisdição, localizadas no Município
diferentemente de uma viga ou laje que, normalmente, de Florianópolis, para correção
quando sobrecarregadas, acabam deformando-se e dos problemas descritos nas
“avisando” antecipadamente seu problema. pontes inspecionadas, conforme o
presente Relatório e o Relatório de
Em relação à sinalização destaca-se que se Avaliação de Obras de Arte Especial
verifica a existência da sinalização necessária em de autoria da Empresa APPE,
relação ao tráfego permitido sobre a ponte.
realizado em Outubro de 2005.
No mais, devem ser levadas em conta as
constatações do Relatório de Avaliação de Obras de Arte b) Implemente um plano de
manutenção das pontes sob sua
Especial, na qual se verifica que a referida ponte não jurisdição, localizadas no Município
apresenta viabilidade para o tráfego a que se destina.
de Florianópolis, conforme as
normas existentes, com o objetivo de
4. CONCLUSÃO manter as pontes dentro dos padrões
de segurança mínimos e adequados.
Conforme já citado, foram inspecionadas 10 c) Especialmente no tocante à ponte
(dez) pontes ao todo e, mediante Relatório Técnico, localizada na SC-406, sobre o Canal
em sua conclusão, sugeriu-se: da Barra da Lagoa, implemente, de
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