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3.1.4. Considerações acerca da ponte                  1. Alertar ao Deinfra/SC sobre
                                                                        os   problemas    estruturais  e
                        Com base na inspeção realizada na referida      de       conservação/manutenção
                  ponte, constata-se a situação precária em que a       existentes nas pontes que poderão
                  mesma se encontra.                                    ocasionar maiores  prejuízos de
                                                                        ordem  financeira,  acidentes  e
                        Como aspecto principal desta precariedade
                  tem-se o rompimento da armadura principal de          transtornos aos usuários, conforme
                                                                        indicado nos Relatórios de autoria
                  uma das vigas pré-moldadas da superestrutura.         da  Empresa  APPE, realizado  em
                  Além disto, existem vários pontos, tais como alas,    Outubro de 2005.
                  pilares, blocos de fundação, vigas de travamento
                  e guarda corpos, com desagregação de concreto e       2. Determinar ao Deinfra/SC
                  consequente corrosão de armaduras.                    que, no prazo de 30 (trinta) dias,
                                                                        informe a este Tribunal como são
                        Constataram-se também falhas na drenagem,
                  que acabaram por levar a uma deterioração mais        operacionalizadas as manutenções
                                                                        das referidas pontes, periodicidade,
                  acelerada do concreto e conjuntamente, da armadura    contratos firmados, se for o caso,
                  ali existente.
                                                                        dotações orçamentárias previstas e
                        Merecem destaque também os problemas dos        despesas realizadas nos últimos 3
                  pilares, verificando-se, inclusive, que dois pilares   (três) anos.
                  de concreto armado foram substituídos por colunas     3. Recomendar ao Deinfra/SC que:
                  metálicas. A corrosão em pilares, em princípio, pode
                  ser considerada mais grave em função da possibilidade   a) Implemente um plano de
                  de uma ruptura frágil desta peça, ou seja, de maneira   recuperação das pontes sob sua
                  muito rápida, sem “aviso” de que está sobrecarregada,   jurisdição, localizadas no Município
                  diferentemente de uma viga ou laje que, normalmente,   de Florianópolis, para correção
                  quando sobrecarregadas, acabam deformando-se e        dos problemas descritos nas
                  “avisando” antecipadamente seu problema.              pontes inspecionadas, conforme o
                                                                        presente Relatório e o Relatório de
                        Em relação à sinalização destaca-se que se      Avaliação de Obras de Arte Especial
                  verifica  a  existência  da  sinalização  necessária  em   de autoria da Empresa APPE,
                  relação ao tráfego permitido sobre a ponte.
                                                                        realizado em Outubro de 2005.
                        No mais, devem ser levadas em conta as
                  constatações do Relatório de Avaliação de Obras de Arte   b)  Implemente um  plano  de
                                                                        manutenção das pontes sob sua
                  Especial, na qual se verifica que a referida ponte não   jurisdição, localizadas no Município
                  apresenta viabilidade para o tráfego a que se destina.
                                                                        de Florianópolis, conforme as
                                                                        normas existentes, com o objetivo de

                  4. CONCLUSÃO                                          manter as pontes dentro dos padrões
                                                                        de segurança mínimos e adequados.

                        Conforme já citado, foram inspecionadas 10      c) Especialmente no tocante à ponte
                  (dez) pontes ao todo e, mediante Relatório Técnico,   localizada na SC-406, sobre o Canal
                  em sua conclusão, sugeriu-se:                         da Barra da Lagoa, implemente, de


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