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- Ponte sobre o Rio Ratones – km 6,7 – SC 401; - Encontros e cabeceiras;
- Ponte sobre o Rio Ratones – acesso à Jurerê - Drenagem;
– SC 402;
- Sinalização;
- Ponte sobre o Canal do DNOS – SC 402;
- Aterros;
- Pontes sobre o Rio Palha (ponte mais antiga) - Guarda-corpos, barreiras e defensas;
– SC 401;
- Realização de ensaios de dureza
- Pontes sobre o Rio Papaquara – SC 401;
superficial do concreto.
- Ponte no Pântano do Sul, sobre o Rio Quinca Além disto, na inspeção a cada uma
Antônio – SC 406;
das pontes, anotava-se algumas
- Ponte sobre o Canal do Peri – SC 406; características das pontes, tais
como:
- Ponte sobre o Rio Tavares – km 34,6 – SC 401;
- Localização;
- Ponte sobre o Rio Tavares – localidade de Rio
Tavares – SC 405. - Dimensões;
Portanto, foram escolhidas estas 10 (dez) - Configurações em planta e perfil;
pontes para se fazer a inspeção piloto. Destaca- - Tipo de estrutura.
se que, sobre os rios Papaquara e Palha, ao lado
das pontes inspecionadas há outras, porém, de Para tanto, no planejamento
execução bem mais recente, ficando assim, fora do da inspeção, elaborou-se papéis de
escopo da inspeção. trabalho, no caso planilhas, para
preenchimento das informações quando
Destaca-se que, na realização do planejamento, da realização da inspeção in loco.
utilizou-se como bibliografia básica, entre outros, Quando da inspeção efetivou-se também
a Dissertação de Mestrado apresentada pelo Auditor os devidos registros fotográficos.
Fiscal de Controle Externo, Eng.º Álysson Mattje,
membro desta Equipe de Inspeção, em 2003 na
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2.1. Manutenção e
com o seguinte título: “Contribuição ao Estudo da
Durabilidade de Pontes em Concreto do Sistema diagnóstico das estruturas
Rodoviário de Santa Catarina (Litoral e Vale do Itajaí)”,
sob a Orientação do Prof. Ivo José Padaratz, Phd. Inicialmente destaca-se que as
estruturas devem ser calculadas, detalhadas
Ficou definido no planejamento que e construídas sob a consideração do
basicamente os aspectos a serem observados em ambiente em que estão envolvidas,
cada uma das pontes seriam os seguintes: considerando-se uma manutenção
- Infra-estrutura (fundações); apropriada, implicando, consequentemente
na realização de inspeções. Além disto,
- Meso-estrutura (pilares); nos pontos mais críticos da estrutura,
- Super-estrutura (vigas e lajes); deve-se prever também inspeções mais
intensivas e particulares.
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