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dificuldades metodológicas  impostas pelas  serviços  prestados  que  deixassem
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                  novas referências para a definição analítica das  evidências físicas de sua execução, logo
                  despesas com Administração local e Mobilização/  poderiam ser auditados em qualquer
                  desmobilização, que aumentamos custos com  tempo e sem a necessidade de pesadas
                  orçamentista e o tempo para conclusão de análises,  análises  documentais,  que podem  ser
                  havendo ainda grande chance de dissociação da  fraudadas.  Por  essa  ótica  as  despesas
                  realidade. Também foi levado em consideração  indiretas são as demais despesas para
                  o  fato que as  despesas  com  Administração local  completar o custo de reprodução da obra.
                  podem ser efetivamente infladas por imposições        Historicamente as despesas de
                  contratuais, como a contratação de um número maior   Mobilização/desmobilização, construção
                  de engenheiros do que o realmente necessário.
                                                                  do  canteiro de obras e Administração
                        Por fim o presente modelo quer chamar a  local já foram incorporados as taxas
                  atenção para a necessidade de se focar as atividades  de BDI, que variavam de 20% a 30%.
                  de orçamentação, licitação, contratação, fiscalização,  Todavia, com o passar dos anos a taxa
                  controle e eventual perícia de obras públicas, em  de BDI começou a ser discretizada
                  aspectos  relativos  ao  superdimensionamento,  por parcelas (Lucro Bruto, Despesa
                  subdimensionamento, má qualidade, falta de  financeira, Administração Central, etc) e
                  funcionalidade e a real necessidade do empreendimento,  foram sendo atribuídos arbitrariamente
                  evitando à alocação de esforços de fiscalização em  grandes percentuais para despesas como
                  itens que não agregam valor ao empreendimento.  Administração Local e Mobilização/
                  Ressalta-se a importância de se focar as licitações e  desmobilização, o que começou a elevar
                  contratações nas exigências de capacidade financeira  as taxas históricas de BDI.
                  e na qualidade das garantias financeiras apresentadas.
                                                                        Apesar da falta de consenso
                                                                  sobre o tema, alguns acórdãos do TCU,
                  2.1 Estrutura de BDI referencial                no intuito de garantir transparência

                                                                  e mitigar os pesados percentuais,
                        No intuito de apresentar uma proposta de   foram determinando que as despesas
                  taxa de BDI referencial de maior compreensão e   de Implantação do Canteiro de Obras,
                  assimilação foi utilizada estrutura semelhante às   Administração local e Mobilização/
                  preconizadas pelo acórdão nº 325/07-Plenário-   desmobilização fossem incorporadas ao
                  TCU e da portaria de nº 1.186/2009 do DNIT.     custo direto. Com isso, a taxa “nominal”
                  Utilizando uma formulação clássica para o cálculo   do BDI voltou a patamares históricos,
                  do BDI, que não é uma simples soma algébrica:   porém  o  custo  das  obras  continuou  se

                        BDI = (Despesas indiretas) x (Despesas    elevando, principalmente nas obras de
                  financeiras) x (Lucro) / (Impostos)             grande porte. Quando se simula a taxa
                                                                  de BDI como se essas despesas incluídas
                        Existe uma convergência de entendimentos,   nas planilhas de custo direto retornassem
                  porém na ótica da Criminalística, o mais apropriado   ao BDI, as atuais taxas alcançam valores
                  era que as despesas diretas fossem todos os     bem superiores às taxas históricas,


                  4  Ver método preconizado no Sistema de Custos Referenciais de Obras - SICRO 3 (em consulta pública) - http://www.dnit.gov.br/
                  servicos/sicro-3-em-consulta-publica.


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