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desenvolver um projeto de engenharia que não apenas  (FHWA), dos Estados Unidos da América,
                  seja mais adequado à execução da obra mas que,  através  de dois relatórios  que analisam
                  também, proporcione maior eficiência na operação e  a aplicação do modelo DB em obras de
                  na manutenção da mesma, tarefas que também estão  infraestrutura rodoviária nos EUA.
                  sob sua responsabilidade nestes modelos de contrato   De acordo com o relatório de 2006
                  e das quais pode depender parte de sua remuneração.
                                                                  (FHWA, 2006), o principal benefício da
                        Apesar das tentativas de flexibilização do  aplicação do modelo DB, em comparação
                  projeto de engenharia necessário às licitações de  com a aplicação do modelo DBB, é a
                  Concessões e de PPPs, não há como defender que  redução do tempo total do processo. O
                  as respectivas leis tenham deslocado o projeto  relatório aponta a ocorrência de grande
                  básico necessário à licitação para a esfera de  variação no custo final em face do uso do
                  responsabilidade do contratado. Assim, para estes  modelo DB mas não identifica nenhuma
                  diplomas legislativos pode-se verificar que permanece  tendência determinada. Ainda, afirma que
                  a abordagem de contratação tradicional em que a  não se verificou alteração da qualidade
                  Administração Pública deverá contar previamente com  final do produto pela aplicação do modelo
                  o projeto básico para, posteriormente, desencadear  DB.  Segundo  aquele  trabalho,  o  grau  de
                  o procedimento licitatório, o que remete ao modelo  detalhamento  do  projeto  utilizado  para a
                  DBB já discutido. Todavia, o mesmo não se verifica  contratação (projeto preliminar) depende do
                  em face do RDC.                                 tamanho e da complexidade do objeto, da
                                                                  habilidade do contratado para desenvolver
                        A Contratação Integrada do RDC parece
                  refletir a adoção, pela legislação nacional, do modelo   um projeto de engenharia mais eficiente, das
                  Design-Build (DB). O argumento mais forte para a   especificações  de desempenho utilizadas
                  utilização desta abordagem estaria na possibilidade   e da possibilidade do contratado atuar nas
                  de transferência de riscos da Administração para a   fases iniciais do contrato sobre a engenharia
                  iniciativa privada.                             a ser aplicada na obra.
                                                                        No relatório de 2009 (FHWA,
                        Embora se apresente como uma alternativa
                  interessante  para a  execução  de  obras  públicas,   2009) são apresentadas as principais
                  o modelo não pode ser tomado como a resposta    lições aprendidas por aquela agência
                  para todos os problemas  recorrentes de  falta de   governamental  com o  uso do modelo  DB.
                  planejamento e de deficiência do projeto básico.  O relatório destaca que este modelo não
                                                                  se mostra apropriado para qualquer caso e
                        Através de um enfoque da economia dos custos  que, em muitas situações, o tradicional DBB
                  de transação, Whittington e Dowall (2006) concluem  é mais adequado. Dentre as condições que
                  que o uso do método DB pode proporcionar economia  podem apresentar benefícios na aplicação
                  de tempo mas que este benefício pode ocorrer às  do modelo DB, são citadas: obras que
                  expensas de impactos na forma de organização do  podem  ser  executadas  rapidamente  e  cujo
                  trabalho, de revisões no projeto em decorrência de  cronograma de execução não é complexo,
                  questões ambientais e pode refletir um aumento dos  que não implicam em desapropriações
                  custos de transação em face do método tradicional.  ou interferências com outros serviços,

                        No mesmo sentido aponta o Departamento    que possuem escopo bem determinado,
                  de Transportes da Federal Highway Administration   que possibilitam a inovação no projeto


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