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O objetivo desse tipo de auditoria é alertar • pequenos serviços contratados
o órgão auditado para os defeitos já perceptíveis, com dispensa de licitações;
ainda em fase inicial de surgimento, de modo que • sinalização rodoviária (tanto
as providências para acionamento das empreiteiras horizontal, pois as especificações
responsáveis possam ser tomadas dentro do prazo usuais de serviço indicam a utilização
de garantia da obra, visando a proporcionar menores de tinta para a durabilidade de dois
transtornos à população, garantir a vida útil projetada anos, quanto vertical);
para a estrada e evitar que o dinheiro público seja
despendido desnecessariamente. • tão somente a fresagem de
pavimentos antigos;
Nessas inspeções procurou-se verificar
como a obra se comportou após ser submetida às • reconformação;
intempéries e tráfego no decurso desse período. Assim, foi levantado um universo
Procurou-se, assim, levantar todos os defeitos já de 77 obras de pavimentação, das quais
aparentes e relacioná-los a falhas de execução ou de foram ainda excluídas as que tiveram
projeto. No momento seguinte foi acionado o órgão execução apenas no primeiro ou no
jurisdicionado para tomar providências no sentido quinto ano. Os trechos executados
de convocar a empreiteira contratada para corrigir os no primeiro ano foram excluídos por
problemas às suas expensas. serem ainda muito recentes, posto
que é mais recomendável que sejam
3.1. Formação da amostra e inspecionados após um período maior
de uso. De modo inverso, quanto aos
atividades preliminares trechos executados há mais de quatro
anos, por estarem muito próximos do fim
Com base nos dados obtidos junto ao órgão do prazo quinquenal de garantia, seria
jurisdicionado, foi realizado o levantamento das obras provável não haver tempo hábil para que
de implantação e pavimentação de rodovias, do qual as correções fossem realizadas. Tendo
resultou uma tabela discriminando o avanço físico dos como base esses critérios, definiu-se
serviços, ou seja, a extensão de rodovia pavimentada como universo da amostra a totalidade
por ano, abrangendo os últimos cinco anos. das obras que apresentaram trechos
Foram excluídas da seleção as obras cujos executados no período de 2006 a 2008,
objetos, por sua natureza, possuem pouco tempo de ou seja, durante o ano de 2010, foram
vida útil ou apresentam dificuldade de verificação a inspecionadas 27 obras, cuja extensão
posteriori, tais como: acumulada somou 732 km.
• conservação rodoviária; Uma vez selecionadas as obras, de
acordo com os critérios descritos acima,
• restauração parcial de rodovias (tapa-buracos, estas foram agrupadas por microrregiões
re-estabilizações parciais de base, entre outras); do Estado. Em seguida, foi elaborada
• serviços emergenciais; a programação de auditoria de obras
rodoviárias para o exercício de 2010,
• simples locações de equipamentos; na qual foram incluídas as auditorias de
• simples fornecimento de materiais; qualidade nas seguintes obras:
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