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29    Renovação de sinalização horizontal  62%        3.720,0    0,0         0%

                   30    Limpeza de placa de sinalização     78%         128,0      0,0         0%

                   31    Recomposição manual de aterro       68%         800,0      0,0         0%
                   32    Roçada manual                       75%          96,0      17,6       18%

                   33    Roçada mecanizada                   98%          88,0      46,7       53%

                   34    Capina manual                       78%        15.400,0   13.200,0    86%
                   35    Transporte comercial em basculante de 4 m³  64%  378.400,0  0,0        0%

                   36    Transporte especial em basculante de 4 m³  100%  1.869.501,6  5.258.543,6  281%

                   37    Transporte em basculante de 10 m³   64%       1.047.780,0  0,0         0%
                   38    Automóvel até 100 HP                74%          36,0      25,4       71%

                   39    CAP-20                              115%        656,3     2.836,6     432%

                   40    RM-1C                               115%        1.387,0    151,9      11%
                   41    RL-1C                               115%        322,0      0,0         0%

                   42    CM-30                               115%         38,4      30,8       80%

                   43    Transporte material betuminoso a quente         656,3     2.836,6     432%
                   44    Transporte material betuminoso a frio           1.747,4    182,7      10%



                        A prática do jogo de planilha, além de já ser propriamente irregular, ainda pode levar a um
                  outro problema: a desproporcionalidade entre serviços. De fato, ao se fazer uma análise crítica
                  das quantidades que foram cobradas, chega-se às seguintes conclusões:

                        - A disparidade entre as quantidades medidas de imprimação/pintura de ligação e os
                  serviços de tapa-buraco e remendo profundo é gritante. Enquanto a empresa executora não
                  mediu nada para a imprimação (que tem preço abaixo do SICRO), foram medidos 238% da
                  quantidade prevista para o tapa-buraco e 803% para remendo profundo, ambos com preços
                  acima do SICRO. Ora, segundo a norma DNER-ES 321/97 – Pavimentação - recuperação de
                  defeitos em pavimentos flexíveis, vigente à época da realização dos serviços, a imprimação
                  era um serviço obrigatório para o remendo profundo, e deveria ser aplicada também nos casos
                  de remendos superficiais em que a profundidade atingisse a base granular. Considerando que
                  a composição da própria empresa para remendo profundo (fl. 172 do Apenso I, Volume II)
                  não embute o preço da imprimação, este serviço deveria ser medido separadamente. Embora
                  nada tenha sido medido no serviço “Imprimação” (cujo preço ofertado estava 71% do preço
                  do SICRO), houve a medição do material CM-30 (cujo preço ofertado estava 115% do preço
                  do SICRO), que, nesta obra, só poderia ter sido usado para a imprimação. Falta explicar como
                  foi remunerada a execução de tal serviço. Reforça-se, aqui, que não há como os serviços de
                  remendos profundos e alguns casos de remendos superficiais serem executados corretamente
                  sem imprimação, sendo inexplicável a quantidade nula medida.


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