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- Ainda no que se refere às incompatibilidades quantidades cobradas dos serviços
da medição, ressalta-se que a empresa mais caros para contrabalançar
cobrou cerca de 31 toneladas de CM-30, a sua conta. Reforça-se, mais
com o qual deveria executar entre 26 e 31 uma vez, o caráter obrigatório de
mil m² de imprimação, sendo que nenhum alguns serviços, que não poderiam
m² foi medido. Na planilha original o CM-30 ser suprimidos da planilha ao bel
tinha quantidade cotada de 38,4 toneladas, prazer da empresa contratada.
com o que se deveria fazer 38,4 mil m² de - Na contramão dos demais
imprimação, ou seja, um consumo de 1kg/ serviços, o PMF, cujo preço era
m², o que é tecnicamente adequado. Esta cerca de 71% acima do SICRO, teve
proporcionalidade, como se viu, não foi quantidade nula medida. Embora
mantida na execução da obra, cujas medições este fato leve a crer que a empresa
apresentam quantidades de 30,8t de CM-30 deixou de cobrar por um serviço
e de nenhum m² de imprimação. Segundo que, a princípio, estaria com um
a medição final, considerando-se apenas a preço vantajoso, cabe lembrar que
quantidade de CBUQ medido pela empresa, os serviços executados com PMF
estima-se que seriam necessários cerca de poderiam ser executados com
380 mil m² de imprimação (considerando CBUQ, cujo preço relativo também
espessura média da capa de 5cm). Em estava vantajoso e cujo preço
resumo: a empresa deveria ter executado absoluto é significativamente maior,
380 mil m² de imprimação, cobrou material o que aumentaria o faturamento da
para apenas cerca de 30 mil m² e nada mediu empresa. Além disso, ao trocar a
deste serviço, o que demonstra uma enorme execução de PMF pela de CBUQ, a
inconsistência entre as quantidades.
empresa também trocou o tipo de
- A empresa cobrou, ainda, quase 152 transporte empregado, passando
toneladas de RM-1C, material que é de transporte que poderia ser
comumente utilizado tanto para pintura enquadrado como comercial, em
de ligação quanto para a confecção de que o preço estava cerca de 36%
PMF. Com esta quantidade de RM-1C seria abaixo do SICRO, para transporte
possível fazer cerca de 434 mil m² de pintura especial, em que o preço estava
de ligação, embora tenham sido medidos compatível com o do SICRO.
apenas 100 mil m². Alternativamente, com Também se deve considerar que,
este RM-1C poderiam ser feitos 1,3 mil m³ de mais uma vez, o preço absoluto do
Pré-Misturado a Frio – PMF – embora nada transporte especial é bem superior,
tenha sido medido. Note-se que os materiais o que aumenta o faturamento
asfálticos cobrados estão cerca de 15% da empresa, e que a adoção do
acima do preço do SICRO e os serviços que transporte do material quente
deveriam ter sido com eles executados (mas determina distâncias maiores a
não foram medidos), estão cerca de 30% serem percorridas, já que a usina
abaixo do SICRO. Isto sugere que a empresa ficaria centralizada em uma cidade
não cobrava pelos serviços baratos, mesmo distante do ponto de aplicação.
que os tenha executado, aumentando as Desta forma, embora à primeira
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