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5.2.2. Qualidade


                        Para cada obra, em que o check list foi aplicado, calculou-se um percentual de atendimento
                  aos itens de qualidade avaliados. Considerando a diversidade da amostra fiscalizada, em muitas
                  obras de edificação não foi possível checar todos os 22 itens previstos no check list.

                        A partir do cálculo do percentual de atendimento aos itens de qualidade, as 418 obras
                  avaliadas, sejam de edificação ou de pavimentação, foram classificadas em 4 categorias: 1-
                  obra atende entre 75 e 100% dos itens avaliados, 2- obra atende entre 50 e 74% dos itens
                  avaliados, 3- obra atende a menos de 50% dos itens avaliados e 4- itens avaliados insuficientes
                  para classificação.

                        A maior parte das obras avaliadas, 306 de 418, ou seja, 73%, atendeu grande parte dos
                  itens checados (entre 75 e 100%). Entretanto, 72 obras, que correspondem a 17% das obras
                  avaliadas, encontram-se na classificação intermediária em que vários itens verificados não
                  foram atendidos. Esta situação é preocupante em vista do tempo de conclusão destas obras ser
                  de, no máximo, um ano. É provável que, se as administrações municipais não adotarem ações
                  de correção dos defeitos observados, especialmente acionando as empresas responsáveis pela
                  execução das obras, o uso das mesmas acabe sendo gravemente afetado.
                        O achado mais relevante desta classificação refere-se a 8 obras que não atenderam a mais
                  da metade dos itens de qualidade avaliados. O investimento total nestas obras corresponde a
                  R$ R$ 7.875.863,42 e é muito provável que a efetividade destes gastos tenha sido afetada em
                  virtude do alto comprometimento na qualidade destas obras.


                        Em 32 obras visitadas, eram poucos os itens passíveis de avaliação e a classificação
                  destas obras em termos de qualidade foi inviabilizada.



                  5.2.3. Acessibilidade


                        Assim como na avaliação da qualidade, para cada obra, em que o check list foi aplicado,
                  calculou-se um percentual de atendimento aos itens de acessibilidade avaliados. Considerando
                  a diversidade da amostra fiscalizada, em muitas obras de edificação não foi possível checar
                  todos os 23 itens de acessibilidade interna e os 10 itens de acessibilidade externa previstos
                  no check list.

                        A partir do cálculo do percentual de atendimento aos itens de acessibilidade, as 418
                  obras avaliadas, sejam de edificação ou de pavimentação, foram classificadas nas mesmas 4
                  categorias adotadas para classificação dos itens de qualidade: 1 - obra atende entre 75 e 100%
                  dos itens avaliados; 2 - obra atende entre 50 e 74% dos itens avaliados; 3 - obra atende a menos
                  de 50% dos itens avaliados; e 4 - itens avaliados insuficientes para classificação.

                        No gráfico abaixo se pode observar o grau de atendimento das obras fiscalizadas aos
                  itens de acessibilidade avaliados.



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