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Os motivos da não utilização das obras são   4.1. Planejamento Global
                  diversos. Podem ser citados, entre outros: problemas
                  de planejamento; falhas de projeto; problemas de      Na etapa de Planejamento Global,
                  execução da obra; mudança de gestão; e falta de  foi discutida a viabilidade do projeto junto
                  recursos para compra de equipamentos essenciais  ao CREA-PR e a unidades do TCE-PR e
                  ou para contratação de recursos humanos para  estabelecidos, em linhas gerais, o escopo do
                  funcionamento. No entanto, talvez o mais importante  projeto e as atribuições de cada entidade.
                  motivo a elencar seja a impunidade, que favorece a
                  falta de zelo com os recursos públicos.
                                                                  4.1.1. Definição da amostra
                        Dependendo do período passado entre a
                  conclusão e a efetiva utilização ou dependendo        As obras a serem fiscalizadas foram
                  da falta de segurança e/ou manutenção da obra,   selecionadas a partir dos dados constantes
                  ela acaba sendo degradada pela ação do tempo    na base do sistema informatizado do
                  ou humana, e maiores investimentos devem ser    TCE-PR, denominado SIM (Sistema de
                  feitos para que possa voltar a ter condições de ser   Informações Municipais). Em 2013, entrou
                  usufruída pela população.                       em atividade uma nova versão deste
                        Mas os prejuízos vão além dos valores dos  sistema, totalmente remodelada. A fim de
                  materiais e mão-de-obra empregados nas obras. Deve  que  as entidades  tivessem  tempo  hábil
                  também ser computada a frustração da expectativa  para  se  readequar  ao  sistema,  o  prazo
                  gerada nas pessoas, que dependem dos benefícios  inicialmente fixado para envio dos dados
                  que seriam proporcionados pelos empreendimentos.  relativos ao referido ano foi dia 31 de agosto.
                  Além disso, obras concluídas sem funcionamento  Consequentemente, utilizar neste projeto
                  acabam por contribuir com o agravamento da situação  informações de 2013 exigiria postergar
                  do local que deveria beneficiar. Além de alvo de  o início dos trabalhos e estar sujeito aos
                  vandalismo, as obras tornam-se lugares propícios a  eventuais contratempos que a implantação
                  usuários de drogas, pontos de prostituição e outros  de  um novo sistema pode causar.  Estes
                  crimes, quando não são invadidas por famílias sem  fatores, discutidos conjuntamente entre o

                  condições financeiras de ter um lar digno.      TCE-PR e o CREA-PR, levaram a definição
                                                                  do universo desta fiscalização a se limitar
                                                                  aos dados relativos ao ano de 2012.
                  4. METODOLOGIA
                                                                        Assim, o universo considerado

                        A metodologia deste projeto foi desenvolvida   foram todas as obras públicas sob
                  através das seguintes etapas: (1) planejamento global,   responsabilidade  dos  Municípios
                  (2) ações prévias às fiscalizações, (3) execução das   paranaenses que se encontravam na
                  fiscalizações, (4) análise das informações obtidas e (5)   situação “concluída”, no SIM, entre
                  divulgação dos resultados. A etapa de planejamento   setembro e dezembro de 2012. Esta situação
                  foi desenvolvida em conjunto pelo TCE-PR e CREA-  consta do sistema a partir do registro da
                  PR, sendo que as atividades correspondentes às   conclusão  da  obra  por  parte  da  entidade
                  demais etapas foram desenvolvidas em paralelo e de   municipal responsável por sua execução
                  forma concomitante por ambas as instituições.   e somente é possível depois de informado
                                                                  que todos os contratos e aditivos medidos


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