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RESUMO


                                                    Apresenta-se uma discussão conceitual relacionada aos
                                                    denominados Contratos CREMA e apresenta-se alternativa
                                                    a essa abordagem. Demonstra-se que as contratações
                                                    integradas de restauração e manutenção integradas sob um
                                                    mesmo contrato, em que pese serem eficazes e efetivas, não
                                                    são necessariamente as mais eficientes e econômicas. A
                                                    anacronicidade dos projetos de engenharia e das soluções
                                                    de intervenção (incapazes de acompanhar a deterioração
                                                    natural dos pavimentos submetidos ao tráfego), a restrição à
                                                    criatividade da iniciativa privada (decorrente da contratação
                                                    baseada em projetos), o fato de os contratos baseados em
                                                    preço unitário exigirem fiscalização suficiente (para medir
                                                    as quantias exatas executadas) e o fato de os contratos
                                                    que esperam a rodovia ruir para intervir serem mais caros
                                                    do que outras abordagens disponíveis e reconhecidas
                                                    pela literatura, são alguns dos argumentos apresentados.
                                                    Propõe-se que, cotejadas  as vantagens e desvantagens das
                                                    diversas abordagens para a contratação da manutenção de
                                                    rodovias, há que se avaliar, de forma imperiosa e na medida
          XV Simpósio Nacional de Auditoria de      do possível, a possibilidade de se migrar do processo
            Obras Públicas - Vitória - ES - 2013
                                                    de contratação baseado em conservação permanente e
                                                    restaurações pontuais robustas para um modelo onde a
                                                    conservação permanente seja mantida, mas as intervenções
           NECESSIDADE DE UM                        sejam mais frequentes e menos robustas.

               NOVO PARADIGMA

             PARA MANUTENÇÃO                        Palavras-chave: Contratos CREMA, Conservação,

                       DE RODOVIAS                  Restauração e Manutenção Rodoviária

                    PAVIMENTADAS
                                                    1. INTRODUÇÃO

                                                          Os Acórdão 2730/2009 TCU-Plenário (tratando do
          Paulo Ricardo Rodrigues Pinto/TCE-RS      Programa PIR IV do DNIT) e Acórdão 3260/2011 TCU-
                            prrp@tce.rs.gov.br      Plenário (tratando do Programa CREMA DNIT 2ªEtapa)

                 Rafael Minuscoli Stolfo/TCE-RS     lançaram uma pá de cal nas duas principais abordagens
                           stolfo@tce.rs.gov.br     para a manutenção de rodovias pavimentadas. Não se trata
                                                    simplesmente da obsolescência dos modelos (a abordagem
                                                    baseada em contratos de restauração e manutenção ou
                                                    CREMA, mostrou-se ser tanto efetiva quanto eficaz), mas da



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