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no setor. Seguindo esse raciocínio, o “sonho de até o aparecimento dos primeiros
consumo” da maior parte dos departamentos buracos, ou algumas desagregações no
rodoviários decorre do resgate da abordagem revestimento, entre outros (representado
deixar a rodovia deteriorar até o ponto de restaurar. por P0 na Figura 2). São as condições
iniciais necessárias para a agência começar
A abordagem é reconhecidamente eficaz
(oferece bons resultados) e é efetiva (resolve o a se movimentar (PATERSON, 1987).
problema), mas nem por isso é a abordagem mais Convenhamos que não parece razoável
eficiente (que faz mais com menos) ou econômica uma agência rodoviária começar a se
(oferece o menor custo global), conforme ESSE e movimentar enquanto a rodovia sequer
RODRIGUES (2003). apresenta trincamento.
Tal condição “gatilho” seria o
Ironicamente (e quem viveu a época do
milagre rodoviário deve lembrar bem), o modelo ponto de partida para o início dos estudos
ideal de manutenção para os engenheiros rodoviários técnicos. Ou seja, a fase de aglutinação
brasileiros era o modelo francês de manutenção dos segmentos ou trechos rodoviários
rodoviária, ou seja, aquele modelo que não permitia a selecionados para receberem intervenções
rodovia entrar em processo de ruptura porque aplicava de manutenção e do encaminhamento para
pequenas intervenções de preservação do pavimento a fase de contratação da elaboração
ao longo dos segmentos (contínuo) durante todo o dos projetos. O momento da contratação
tempo (permanente). Essa abordagem (igualmente da empresa de engenharia consultiva para
eficaz e efetiva) é mais eficiente e mais econômica realização do levantamento das rodovias
que a abordagem em discussão; essa abordagem elencadas pela agência é identificado como
é conhecida como gerenciamento da manutenção P1 na Figura 2. Tanto mais demorado o
(DHILLON, 2006 e MARQUÉZ, 2007). processo licitatório da consultora tanto
mais distante da condição “gatilho” a
rodovia estará;
5. ANACRONICIDADE DAS Uma vez que a empresa de
SOLUÇÕES DE INTERVENÇÃO engenharia consultiva está contratada, tem
início o processo de levantamento das
O cenário das licitações baseadas em projeto condições das rodovias, o diagnóstico
(básico e ou executivo) de engenharia e das contratações dos defeitos, o estudo das possíveis
baseadas em empreitada (por preço unitário ou global) alternativas de intervenção e a preparação
encontra um problema insanável sob a lógica técnica e dos projetos de engenharia (os projetos
vícios de origem no caso concreto: a defasagem entre que serão submetidos à licitação para
as soluções de intervenções trazidas pelos projetos contratação das obras). É muito provável
de engenharia licitados e as reais necessidades de que o projeto de engenharia desenvolvido
intervenções de manutenção demandadas pelas nesta fase possa contemplar as intervenções
rodovias no momento da execução. “necessárias e suficientes” para atender as
necessidades de manutenção da rodovia
O passo-a-passo do problema. O “gatilho” porque se encontra muito próximo ao
teórico para início do processo de recuperação de uma momento dos levantamentos, refletindo as
rodovia seria o surgimento das primeiras trincas condições verificadas.
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