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no setor. Seguindo esse raciocínio, o “sonho de  até  o  aparecimento  dos  primeiros
                  consumo” da maior parte dos departamentos  buracos, ou algumas desagregações no
                  rodoviários decorre do resgate da abordagem  revestimento, entre outros (representado
                  deixar a rodovia deteriorar até o ponto de restaurar.  por  P0  na Figura 2).  São as condições
                                                                  iniciais necessárias para a agência começar
                        A abordagem é reconhecidamente eficaz
                  (oferece bons resultados)  e é efetiva (resolve o   a se movimentar (PATERSON,  1987).
                  problema), mas nem por isso é a abordagem mais   Convenhamos que não parece razoável
                  eficiente (que faz mais  com menos) ou  econômica   uma agência rodoviária começar a se
                  (oferece  o  menor  custo  global),  conforme  ESSE  e   movimentar enquanto a rodovia sequer
                  RODRIGUES (2003).                               apresenta trincamento.
                                                                        Tal condição “gatilho” seria o
                        Ironicamente  (e quem viveu  a época do
                  milagre rodoviário deve lembrar bem), o modelo   ponto de partida para o início dos estudos
                  ideal de manutenção para os engenheiros rodoviários   técnicos. Ou seja, a fase de aglutinação
                  brasileiros era o modelo francês de manutenção   dos  segmentos  ou  trechos  rodoviários
                  rodoviária, ou seja, aquele modelo que não permitia a   selecionados para receberem intervenções
                  rodovia entrar em processo de ruptura porque aplicava   de manutenção e do encaminhamento para
                  pequenas intervenções de preservação do pavimento   a fase de contratação da elaboração
                  ao  longo  dos  segmentos  (contínuo)  durante  todo  o   dos projetos. O momento da contratação
                  tempo (permanente). Essa abordagem (igualmente   da empresa de engenharia consultiva para
                  eficaz e efetiva) é mais eficiente e mais econômica   realização do levantamento das rodovias
                  que a abordagem em discussão; essa abordagem    elencadas pela agência é identificado como
                  é conhecida como gerenciamento da manutenção    P1 na Figura 2. Tanto mais demorado o
                  (DHILLON, 2006 e MARQUÉZ, 2007).                processo licitatório da consultora tanto
                                                                  mais distante da condição “gatilho” a
                                                                  rodovia estará;
                  5. ANACRONICIDADE DAS                                 Uma vez que a empresa de

                  SOLUÇÕES DE INTERVENÇÃO                         engenharia consultiva está contratada, tem
                                                                  início o processo de levantamento das
                        O cenário das licitações baseadas em projeto   condições das rodovias, o diagnóstico
                  (básico e ou executivo) de engenharia e das contratações   dos defeitos, o estudo das possíveis
                  baseadas em empreitada (por preço unitário ou global)   alternativas de intervenção e a preparação
                  encontra um problema insanável sob a lógica técnica e   dos projetos de engenharia (os projetos
                  vícios de origem no caso concreto: a defasagem entre   que  serão  submetidos  à  licitação  para
                  as soluções  de intervenções trazidas pelos projetos   contratação das obras). É muito provável
                  de engenharia licitados e as reais necessidades de   que o projeto de engenharia desenvolvido
                  intervenções de manutenção demandadas pelas     nesta fase possa contemplar as intervenções
                  rodovias no momento da execução.                “necessárias e suficientes” para atender as
                                                                  necessidades de manutenção da rodovia
                        O passo-a-passo do problema. O “gatilho”   porque se encontra muito próximo ao
                  teórico para início do processo de recuperação de uma   momento dos levantamentos, refletindo as
                  rodovia seria o surgimento das primeiras trincas   condições verificadas.



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