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necessidade de se evoluir para uma abordagem tanto No mundo real, uma conserva
efetiva quanto eficaz e também econômica e eficiente. pesada (aplicação de uma lama asfáltica ou
de micro concreto, responsiva à proliferação
O ponto de partida para argumentação é o
processo de degradação dos pavimentos que segue de trincas interligadas) se confunde com
a recuperação leve (aplicação de uma
em sua marcha inexorável de deterioração enquanto lama asfáltica ou de micro concreto para
os levantamentos, projetos e contratação das obras recuperar o revestimento desgastado e ou
ocorrem. Além dessa, os pressupostos legais bastante oxidado). Têm-se a recuperação
envolvidos na contratação de obras, notadamente a leve (reperfilagem com massa fina delgada,
Lei Federal nº 8.666/93, impõem a obrigatoriedade para combater a reflexão de trincas)
de assegurar isonomia entre os participantes (antes, que se confunde com revitalização
durante e depois das fases de licitação e execução), de (reperfilagem com massa fina delgada
as condições originalmente pactuadas serem mantidas para reduzir a irregularidade longitudinal
ao longo de todo o contrato e a estrita vinculação ao ou IRI). E tem-se a restauração pesada
instrumento convocatório.
(remoção e recomposição da camada de
Não são somente os pressupostos legais. Há as base, imprimação e revestimento, para
questões econômico-financeiras, há a anacronicidade estender a vida de serviço do pavimento)
intrínseca dos projetos de engenharia para manutenção que se assemelha à reconstrução parcial
de rodovias, há o dilema decorrente da empreitada por (remoção e recomposição da camada de
preço unitário (onde se paga por unidade executada) e base, imprimação e revestimento) para
a criação de oportunidades para a criatividade privada sanar o trincamento em bloco com erosão.
no que se refere à alteração dos projetos de engenharia Apenas para citar algumas.
básicos ou executivos submetidos à licitação. E, não A simples designação de manutenção
menos importante, há a obrigatória alocação de tem por objetivo trazer simplicidade, ao passo
fiscalização suficiente para medir as quantidades que será tratado de forma específica quando
envolvidas nas empreitadas.
envolver atividade específica: aplicação de lama
asfáltica e ou microconcreto; reperfilagem;
2. A MANUTENÇÃO DE recapeamento de 3, 4, 5, 6, ...cm; fresagem
seguida de recomposição, reconstrução
RODOVIAS PAVIMENTADAS parcial (base) ou total (sub-leito, sub-base e
base), entre outros.
No âmbito deste documento, o termo
“manutenção” assume aspecto amplo, estendendo-se
desde a simples conserva rotineira até a reconstrução 3. BREVES
completa dos pavimentos rodoviários. A opção faz- CONSIDERAÇÕES SOBRE
se necessária dada multiplicidade de designações
apresentadas pela literatura consultada (mormente A DETERIORAÇÃO DE
a literatura disponibilizada pelo DNIT). Vale referir a PAVIMENTOS
conservação (envolvendo a conserva rotineira, leve,
média e pesada), as intervenções de revitalização,
recuperação e restauração (tratadas como leve, média Estudos conduzidos durante o
e pesada) e as reconstruções (parciais e totais). AASHO Road Test, nos Estados Unidos
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