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(CImp), de manutenção e operação da via (CMan), de manutenção e operação dos veículos
(CVOC), do tempo de viagem (CTViag) e dos acidentes (CAc), para as diversas estratégias de
intervenção testadas.
9. A ALTERNATIVA PROPOSTA
Uma primeira observação relativa à alternativa proposta se faz necessária. Diz respeito
ao momento de intervir e ao tamanho da intervenção. Tanto mais atrasa a manutenção, maior
a solução de intervenção necessária para reestabelecer a condição de trafegabilidade e, por
conseguinte, mais cara será a solução de intervenção, conforme ilustrado na Figura 4.
Figura 4 – Diversas alternativas de intervenções de manutenção
Os mesmos estudos conduzidos pelo FHWA demonstraram que, sob o ponto de vista da
análise econômica e financeira dos custos ao longo do ciclo de vida, a preferência deve ser dada
àquelas intervenções que consigam trazer a rodovia para condições razoáveis de trafegabilidade
envolvendo os menores custos financeiros. Daí que, os modelos baseados em gerenciamento
da manutenção (ou “Maintenance Management”), conforme BEN-DAYA et al. (2009), atuando
de forma contínua (ao longo de todo o patrimônio a ser preservado), consistente (resolvendo o
problema) e permanente (durante todo o tempo), conseguem previnir tempestivamente e mesmo
reduzirem os problemas da deterioração.
A abordagem baseada em gerenciamento da manutenção, por atuar de forma preditiva
e preventiva, minimizam as intervenções de natureza corretiva, reduzindo significativamente
a necessidade de intervenções de recuperação e restauração (mais caras) e o custo geral da
manutenção. Atentas ao gerenciamento da manutenção, as empresas buscam alternativas
técnicas e financeiramente mais viáveis e igualmente capazes de resolver os problemas,
prestando-se como uma excelente oportunidade à iniciativa privada e ao empreendedorismo.
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