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A alternativa remanescente seria a Parceria Público-Privada, abordagem que traz consigo
                  a flexibilidade e agilidade das concessões, mas não dispensa o olhar atento da fiscalização. A
                  Parceria Público-Privada, na forma Administrativa, na qual a Administração repassa valores aos
                  parceiros privados para prestação e fornecimento de serviços (uma concessão sem pedágio),
                  quer parecer, se enquadra perfeitamente no processo.



























                                              Figura 6 – Comparação entre as duas abordagens

                        Assim pensando-se, a Administração repassa ao parceiro privado um montante mensal
                  relativo à extensão da malha sob manutenção e ao fluxo de veículos estimado e ou medido
                  enquanto o parceiro privado obriga-se a atingir indicadores de desempenho associados ao
                  conforto, economia e segurança dos usuários.



                  10. CONCLUSÕES


                        O documento buscou apresentar, em rápidas pinceladas, uma alternativa possível aos
                  denominados Contratos CREMA, já condenados pelo Tribunal de Contas da União. Procurou-
                  se  demonstrar  que  as  contratações  baseadas  em  restauração  e  manutenção  integradas  sob
                  um mesmo contrato, em que pese serem eficazes e efetivas, não são necessariamente as mais
                  eficientes e econômicas.

                        Contribuíram para essa conclusão a anacronicidade das soluções de intervenção
                  (incapazes de acompanhar a deterioração natural dos pavimentos sobmetidos ao tráfego), a
                  restrição à critiavidade da iniciativa privada (decorrente da contratação baseada em projetos), o
                  fato de os contratos baseados em preço unitário exigirem fiscalização suficiente (para medir as
                  quantias exatas executadas) e o fato de os contratos que esperam a rodovia ruir para intervir são
                  mais caros do que outras abordagens disponíveis e reconhecidas pela literatura.

                        Neste processo, cotejadas as vantagens e desvantagens da contratação de manutenção de
                  rodovias, há que se avaliar, de forma imperiosa e na medida do possível, a possibilidade de se
                  migrar do processo de contratação baseado em conservação permanente e restaurações pontuais

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